terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Manicure e Pedicure, higiene é essencial!


Olá meninas!!!

Depois de ter assistido o Fantástico domingo, decidi repisar o tema da higiene no salão de beleza aqui com vocês...

É essencial que tenhamos absoluta certeza de que a manicure que frequentamos é realmente limpa e estéril, mas como nunca podemos dar 100% de certeza sobre isso, aconselho pequenos cuidados como usar o SEU próprio material.

Uma das doenças mais graves que podemos pegar num salão, simplesmente fazendo as unhas, é a hepatite: "Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais freqüente nas formas agudas). Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc)."

Apesar de existirem diversos tipos de Hepatite, devemos focar essencialmente em 2 tipos, B e C já que são os tipos mais graves da doença, que podem ser trasmitidos através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, bem como através da relação sexual.

Como previnir? Simples...

Leve consigo seu kit básico de sobrevivência no salão!!! Composto basicamente de:

1. Alicate (o meu é Mundial)
2. Espátula ( a minha é toda de metal, acho que da Mundial tb)
3. Lixa e palito de unha (compro sempre um pacote com vários que fica mais baratinho)
4. base e esmaltes (minha base é fortalecedora que manipulo, já os esmaltes são as cores que ando desejando, independente de marca/valor)
5. top coat (tenho usado o da avon, mas pretendo adquirir o da Revlon em breve)

Parece besteira, mas tudo que toca o sangue de uma cliente e pode tocar voce é uma ponte pra transmitir a doença.

Exija que sua manicure use luvas descartáveis e jamais coloque os pés ou mãos de molho em bacias e potinhos sem o descartável. O ideal é o uso daquelas luvas de plastico, tipo de tintura caseira para o molho das mãos e aquelas sapatilhas descartáveis para o molho dos pés.

Lógico que ficamos alarmados com a Hepatite, mas a falta de higiene gera outros probleminhas...

Eu mesma já peguei uma micose que levou aaaaanos para curar quando fazia unha com uma manicure que vinha em casa e jamais esterelizava o material. Ela passava acetona na lâmina do alicate e dizia que estava estéril. Acetona e alcool nao resolvem, meninas!!! Tem que colocar na estufa de esterelização!!!!

Na época eu tinha apenas 17 anos e não me preocupava com o que podia acontecer. Só me preocupei quando perdi a unha do dedão do pé direito umas 3 ou 4 vezes por conta da maldita micose que não curava nem a pau e de muito ouvir esporro da dermatologista que cuidou de mim na época.

Eu faço unhas semanalmente, pés e mãos, mas carrego SEMPRE comigo meu material, desde o alicate até o top coat. Como eu faço sempre com a mesma menina, ela já acostumou com meu kit, mas quando acontece de trocar a manicure por qualquer problema, elas estranham muito eu levar até mesmo meus esmaltes.

Mesmo quando algumas torcem o nariz pra minha "frescurite" , eu prefiro ser fresca do que ficar doente, né??

Minha manicure mesmo diz que deixa o material dela na estufa de esterelização por 15 minutos. Andei pesquisando e vi que para funcionar, o procedimento correto leva de uma a duas horas. Gente, ninguém, em nenhum salão espera 2 horas... dificilmente uma manicure tem 2 ou 3 alicates para poder esperar tanto tempo, principalmente nos salões mais baratos e populares.

Enfim, meninas, fica a dica.

Não é tão dificil assim montarmos nosso kit básico nem é tão caro e nossa saúde vale muito mais do que isso.

Se vocês, como eu, não faz as próprias unhas, monte seu kitzinho e carregue com você. Se você tiver dúvida sobre as marcas dos produtos a comprar, peça ajuda a sua profissional, mas nao deixe de ter consigo tuas próprias coisinhas...

Segurança e higiene nunca é demais!

Beijocas

Cila

********************** R E C A D O 1 **********************

Olha só, eu tenho visto que varios blogs fazem sorteios e ando pensando em fazer um, mas não decidi ainda o que nem quando. De qualquer forma, quando eu fizer sera somente pras seguidoras, então, se voce visita, mesmo que nao comente e nem goste do blog (todas tem direito a sua opiniao ehehe) cadastre-se como seguidora que assim que eu conseguir me resolver quanto ao sorteiro, eu avisarei, ok?


********************** R E C A D O 2 **********************
VENDOOOOOOOOO

Dazzleglass, MAC, cor DateNight

Raríssimo, foi ed. Limitada ano passado!!!

R$ 50,00 + frete

Interessada?? Deixe seu email de contato que calculo o frete, ok?

bjokas

14 comentários:

por essas e outras e não faço a unha com manicure de jeito nenhum!
1º pq tenho medo dessas doenças, 2º pq morro de nervoso de alguem cutucando minhas cuticulas e 3º pq só eu faço minhas unhas como eu gosto!! =)

ótimo post, BEIJOS Cila!!

Não gosto de ir n a manicure =/
Dá uma aflição ela mexendo nas minhas unhas, até pra lixar as unhas dói! Faço tudo em casa.
=)

muito melhor ter seus próprios equipamentos né huihuiahuia
eu fico com mesmo msm... vai saber

detesto qd o canto fica encravado, mas fora isso, adoro ir :) Por falar nisso terei de marcar para sexta e preciso comprar meu Kit sobrevivência, tenho só a tesourinha e o alicate :)

Eu faço no salão, mas to pensando em começar a fazer, pq a preguiça está me domindando! haha
ver as mesmas pessoas, as mesmas clientes, as mesmas chatisses toda semana me cansa! hahaha
qto a esterilização lá no salão, cada manicure tem vários alicates, que elas alternam os que estão usando e os que estão na estufa.
cada cliente elas trocam o alicate e a espátula, que vem embaladinho naqueles saquinhos vedados!
nesse salão que vou nunca tive problemas! ainda bem!

Eu assisti à reportagem, achei ultra interessante e muito válido você postar aqui...

Eu tenho meus cuidados até excessivos com o kit manicure, principalmente o alicate, tudo tem que estar sempre muito limpo e esterilizado.

Beijos!

Falou e disse amiga!!
Eu não acho isso frescurite não é questão de HIGIENE!
O Brasil é muito relapso com relação a isso...
O povo só quer ficar bonito sem medir consequências. O meu kit é como o seu, mas resolvi comprar outro alicate, pq usar o mesmo deixava a manicure meio chateda, pois não dava tempo de amolar entre uma unha e outra.Hj faço eu mesma minah unahs, pq aqui esses serviços são bem carinhos.
E hepatite é coisa muito séria mesmo. Minha amiga pegou a C bebendo água q. estava contaminada. Na época ela morava em Piratininga e o sistema de tratamento não existia eu acho...
: *

Fresquinha a senhorita, hein, D. Tarcila?? rs
Brincadeira... também vi a reportagem e fiquei amedrontada, mas não adianta que sei que não vou levar esse kit pra manicure. E olha que adooooooro que ela tire bifes. Pra mim os bifes são sinônimo de "cutícula toda retirada"! kkkkkk
Ignorante pacas a sua amiga aqui!

Beijocas.

Amigaaaaaa!!!

Ameiiii seu blog!!! Li quase todos os posts de uma só vez!!! Só hoje descobri como faço para ser uma seguidora (desculpe a minha ignorância virtual... rsrs) e cá estou eu para parabenizá-la e desejar todo sucesso do mundoooo!!!

Beijossssss,

Maria.

É MUITO melhor ser taxada de fresca do que pegar alguma coisa. Um kit desse não é nada comparado a quantidade de remédios a gastar caso seja infectada.

Tem selinho pra vc no meu blog.
Bjs.

Oi, Cila!
queria te fazer uma perguntinha: COMO você conseguiu se livrar da micose nas unhas? Pergunto isso porque eu também tenho uma maldita micose na unha das MÃOS (acredite! muito pior :~) também adquirida em manicure HÁ ANOS! Já tentei tratar de todas as formas, mudei de dermatologista zilhões de vezes, tomei todos os remédios existentes para o tratamento de micose ungueal e até hoje não consegui me livrar das malditas :( Elas até aparentemente somem com o tratamento, mas é só o mesmo acabar que elas voltam c/ força total, estou quase desistindo! Se você puder me ajudar c/ qualquer informação, já agradeço muito!
:*

Cara, isso tem qse 10 anos, confesso q nao me lembro q remedio usei...

Mas curei c acompanhamento médico. Usei varias coisas e demorou mt pra sarar.

Procure um dermato q ele ira te indicar o melhor tratamento.

Bjs

Cila!
Te indiquei para o desafio das sombras!
Da uma olahdinha no meu blog !
: **

Olá cila e demais meninas,olha sou manicure e dona de salão confesso que fiquei surpresa com tamanha preocupaçao da galera,sempre falei para minhas clientes comprar o kit completo.mas agora no salão estou adotando o sistema de esterelizaçao com "alto clavesaquele usado nos hospitais,tambem comprar 10 espatulas e 20 alicates para que não seja preciso esperar.todos embalados e tirado o lacre na frente das clientes. beijos vcs são sabias e iteligentes.

 

design by suckmylolly.com