quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Barriga pra dentro! Peito pra fora! Postura, menina!!!


Olá meninas!!

Hoje vim falar com voces de um probleminha que eu estou sofrendo e que pode ser comum a muitas de voces: má postura.

Não, eu nunca fui corcunda, mas tambem nunca tive a postura totalmente ereta e correta, principalmente para trabalhar no computador, e hoje estou sofrendo as consequencias disto, depois de 6 meses com meu belo bumbum atochado na cadeira pra escrever minha monografia, comecei a sentir os reflexos do problema.

O que é postura, afinal?

Postura é um conjunto em posição das articulações do corpo no instante determinado ou indeterminado por um ser. Esse instante pode ser dinâmico ou estático, ou com o tempo, devido a causas fisiológicas ou patológias, vir a ser autônomo.

A postura é a maneira como o corpo se equilibra, é uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e o aparelho locomotor. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta, sendo parte primordial e essencial da postura, vai determinar sob diversas influências a direção que será acometida dos membros superiores e inferiores

As principais doenças associadas a má postura são:
* Hiperlordose: desvio acentuado da curvatura convexa da coluna lombar e cervical. (sabe aquele bundao?? É mais ou menos isso)
* Escoliose: desvio lateral da coluna.
* Hipercifose: desvio acentuado da curvatura côncava da coluna na região torácica (corcunda)ou sacral. (lembram do corcunda de notredame?)

Estes três desvios na coluna podem ser congênitos ou adquiridos. São problemas físicos que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e/ou coletes.

A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível (geralmente em pacientes idosos).

Sentar, andar e até mesmo dormir em posições erradas prejudicam a coluna, então, meninas, vamos ficar atentos aos pequenos incômodos que andamos sentindo pois podem se tornar problemas beeeem maiores.

Eu não falarei de problemas em geral de coluna até porque não sou especialista nisso, para quem sente dores incomodando recomendo urgentemente procurar um ortopedista ou um fisioterapeuta para diagnosticar a questao.

Falando do MEU problema de forma especifica, eu estou com um pressionamento do nervo ulnar, que é o nervo que liga o pescoço ate a mão. A inervação dele é responsável por metade do 4º dedo e todo o 5º dedo (o dedo da aliança e o mindinho), no meu caso, na mão esquerda.

O que houve?

Bem, há mais de 1 mes, quase 2, eu venho sentindo dormência nestes dois dedos e muita torcicolo do lado esquerdo.

Como sou mega relaxada quanto a minha saúde, relaxei quanto a isso. Um belo dia eu simplesmente não sentia mais meus dois dedos, principalmente o mindinho (isso tem 1 semana). E nas pontas dos dois dedos eu sentia muita dor ao toca-las. Só ai me toquei que a coisa tava feia....

Resolvi procurar um fisioterapeuta de confiança , Dr. Ralph Quintal e Dra. Andrea Caldas, que já cuidaram de mim e da minha família em outras oportunidades, e pelo telefone mesmo descrevi o que estava sentindo.

A Dra. Andrea pediu que eu fosse no dia seguinte, com urgência, ao consultório deles para uma análise da situação.

Eu fui, e foi diagnosticado esse pressionamento do nervo ulnar. Desde o dia do diagnostico já iniciamos o tratamento intensivo com muito alongamento, RPG, Pilates, Auriculo Terapia, e tensil (esse não sei como escreve) que eh um aparelhinho de choquinhos e tração na coluna.

Eles pediram um exame de ressonância magnética que confirmou o diagnostico. Alem dos testes físicos que eu fiz.

Em 1 semana já voltei a sentir o dedo da aliança, e mexe-lo normalmente.

O dedo mínimo ainda está bem dormente, mas movimento e não tive perda de força, felizmente. Ah, e a Dra. Andrea me garantiu que tem cura e ficará tudo normal, como antes.

Enfim, porque eu decidi escrever isso para vocês?

Para que todas tenham atenção nas posições corretas de sentar, andar e dormir, principalmente, pois as conseqüências da má postura podem ser péssimas.

Então meninas, se alguém sente qualquer probleminha, dor, incomodo, vamos procurar um profissional capacitado e serio para tratar logo, pois a longo prazo o prejuízo é muito grande.

Eu faço fisioterapia no Rio, na Av. Rio Branco, no centro. Quem quiser eu passo o telefone e o endereço completo da clinica, que alem da parte traumato tem uma parte de estética fodastica, mas só poderei ter contato depois que curar meu problema na coluna. Os Drs. Ralph e Andrea são extremamente sérios e competentes.

E no mais, barriga pra dentro, peito pra fora, coluna reta e olhando pra frente!!!!

Beijinhos

Cila

12 comentários:

Tenho problemas de colunas desde os 12 anos de idade. Fiz na epoca fisioterapia e natação. Depois no fim da faculdade, por causa da má postura ao atender pacientes, voltei a ter dores. No meu caso tenho escoliose e retificação lombar (contrario da lordose) e fiz 1 ano de RPG, o que me ajudou muito.
Agora está tudo voltando e preciso urgente voltar a RPG. Esse seu post ate me fez lembrar disso!
Melhoras!!!!
Bjs
Eti

É isso ai, Eti.

Esse post eh pra ajudar e lembrar que temos q cuidar da nossa coluna, afinal, dores na coluna chegam a ser insuportaveis, entao vamos cuidar enquanto somos novas e podemos resolver o problema.

Bjokas

muito bom Cla...isso é utilidade publica!!!

bjus Amanda

Minha mãe teve um problema pareecido, mas foi num nervo que resultou em dores na virilha... do nada começou a mancar e sentir muito dor.

Está fazendo fisioterapia e está tudo dando certo tb!

ótimo post, Cila!

Minha mãe teve o mesmo problema Cila... e até descobrir q era a coluna a causadora da dormência nas mãos foram váriooos médicos... Ela ficou mais de 6 meses afastada do trabalho fazendo tratamento e usando colar cervical... já ta bem melhor, mas as dores as vezes voltam....

Juh83, por isso que eu amo meus fisioterapeutas!!!
De cara eles falaram o que era (logico, após exames preliminares) e qndo fui ao medico ele deu o mesmo diagnostico!

'Problemas na coluna sao fogo... dificeis de curar, tratamento chato e lento, mas qndo descobrimos cedo e rapido fica menos pior e melhora a qualidade de vida do paciente (hehehe, copiei minha fisioterapeuta falando)

Melhoras pra sua mae...

Eu tenho cifose, tenho peito mto grande, fui obesa qdo criança e me encolhia toda de timidez. Tentei fazer natação, mas acho um saco, ainda prefiro o colete que uso em casa.

Às vezes ainda tenho dor na coluna, mas é principalmente por tensão, daí vira e mexe chamo minha vizinha que é massagista.

Eu chego a ser chata com a minha postura, não admito ficar curvada ou em alguma posição que possa me prejudicar, me cobro muito!!!!!

Legal vc abordar essa questão...

Beijos!

Desde que vim morar no sul, minha postura piorou demais, por me encolher demais na época do frio.

Preciso voltar a fazer yoga ou alongamento para ajudar a corrigir isso.

P.S.: O Pore Minimizer para você, seria o Invisible Deep

Cila,
o meu Pore Minimizer é o Invisible Light. Vc tá branquinha que nem eu com os tratamentos de pele, né? Em mim a cor some, só preenche os poros mesmo.

Bjs

Cila, achei importantíssimo esse post, e ele realemnte me alertou pra algumas dormências nas mão e nos pés que eu sinto.
vou marcar uma consulta no ortopedista amanha!

Obrigada!

 

design by suckmylolly.com